São Paulo, SP | Brasil
ADITIVA NEWS

A Telefonica/Vivo é um dos nossos clientes mais antigos. A experiência positiva e de longa data com nossa solução PRISMA na área de Patrimônio abriu portas para uma nova parceria com a divisão Técnica, que gerencia os cerca de 1 milhão de ativos de infraestrutura em todo os sites do Brasil.

Uma operação com volume continental

Os cerca de 40 mil sites distribuídos em todos os 26 estados e Distrito Federal reúnem mais de 700 mil equipamentos como antenas, distribuidores de sinal, baterias de grande porte, além de toda a infraestrutura para proteção desses aparelhos. A gestão da manutenção desses locais é feita por 28 gerências sediadas em seis regionais.

Essas unidades são responsáveis por manter os equipamentos funcionando plenamente, com  manutenções constantes, vistorias técnicas para reparos preventivos, consertos, substituições e instalação de novos equipamentos.

Demandas e Desafios

Devido ao volume de ativos, a vasta distribuição geográfica e o constante crescimento da operação da empresa, a gestão de manutenção passou a exigir um controle unificado, com um workflowúnico de manutenção que pudesse ser seguido e consultado por todas os envolvidos – áreas técnicas, financeira e prestadores de serviços.

Entre os desafios, estavam a unificação de processos, padronização de relatórios – tornando-os digitais -,  integração de todas as etapas e equipes envolvidas no gerenciamento de manutenção, entre outros.

Evolução do PRISMA e resultados 

Em 2016, iniciamos a primeira onda de implantação do PRISMA na área técnica.  No ano seguinte, expandimos o projeto para a inclusão de novos equipamentos e sites.

Com definição de diretrizes e padronização de informações sobre manutenções preventivas e corretivas e vistorias, a gestão foi unificada num processo totalmente online.

Em 2018, os módulos da solução PRISMA já impactavam as áreas de gestão financeira e controle de fluxos de pagamentos dos prestadores de serviço, oferecendo um panorama do controle de todos esses custos.

Atualmente, todos os meses, mais de 100 mil ordens de serviços em média transitam pelo PRISMA. Só no estado de São Paulo, mais de 240 mil OSs foram registradas no último semestre de 2018.

Além disso, as manutenções preventivas e vistorias são realizadas via smartphones ou tablets, online, com geolocalização para garantir o controle das informações prestadas. E o acesso ao PRISMA é feito via web de qualquer lugar e com total segurança dos dados.

PRISMA na Gestão Estratégica do Negócio

A Telefonica/Vivo tem uma equipe de engenharia responsável pelo planejamento, dimensionamento de infraestrutura e equipamentos, que extrai dados da solução da Aditiva para seus estudos de expansão e melhoria da capacidade de atendimento dos sites da empresa.

Cruzando a leitura estratégica das informações geradas pelo PRISMA com análises de demanda de mercado, essa equipe define as prioridades de substituição de equipamentos, expansão de ativos e sites.

Para 2019 estão previstas implantações de módulos em áreas como gestão de contratos de prestadores de serviço e gestão de faturas.