São Paulo, SP | Brasil

Shopping centers: gestão total dos recursos em um só lugar

Gestão de facilities em shoppings

Gestão de facilities em shoppings: Grupo Iguatemi usa o Prisma para centralizar serviços e indicadores dos espaços, reduzindo custos e aumentado a vida útil dos ativos

Gestão de facilities em shoppings

Os shopping centers trazem praticidade e agilidade ao dia a dia por reunir, em um só lugar, lojas, restaurantes e serviços variados. Uma eficiente gestão de facilities em shoppings deve considerar o uso do espaço e de seus ativos. Isso não só durante o período em que as lojas estão abertas mas, também, à noite, para a realização de atividade como limpeza e manutenção. Além disso, considerar também horários específicos para o recebimento de mercadorias e alimentos que abastecem as áreas de lazer.

Atualmente, segundo dados da ABRASCE, no Brasil existem mais de 560 shopping centers que reúnem cerca de 105 mil lojas e geram mais de 1 milhão de empregos. Ou seja, em média, cada um desses estabelecimentos tem cerca de 180 lojas e 1.700 funcionários. Um complexo como esse tem, ainda, grandes estacionamentos, salas de cinema e áreas de entretenimento, espaços para funcionários e estoques para os mais variados produtos. Por isso, a gestão de facilities em shoppings é uma atividade complexa.

O case do Grupo Iguatemi

Desta forma, para realizar a gestão de seus 15 shoppings e dois outlets em 11 cidades do país, o Grupo Iguatemi utiliza o Prisma, solução da Aditiva que oferece a possibilidade de criar dashboards que apresentam, de maneira centralizada, indicadores e métricas de equipamentos, acessos e atualizações de OS’s; gestão documental com visibilidade da vigência, prazos de renovação e exigências dos órgãos reguladores; e gestão de terceiros, como serviços de limpeza, manutenção e segurança, que podem acessar o sistema e informar, ao mesmo tempo, o andamento das ordens de serviço diretamente via celular.

Assim, a solução otimiza o tempo e poupa recursos, permitindo programar a manutenção em equipamentos e designar o prestador de serviços adequado. Ela também controla, em tempo real, as ordens de serviço, com relatórios e gráficos consolidados para um acompanhamento efetivo das informações. O uso do Prisma impacta diretamente a gestão de facilities em shoppings, levando benefícios a funcionários, equipe técnica, lojistas e, consequentemente, ao consumidor final.