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Gestão de Facilities em Aeroportos: Tecnologia e Segurança são peças chaves

CONHEÇA MAIS SOBRE COMO O SISTEMA PRISMA TEM FEITO A DIFERENÇA PARA UMA OPERAÇÃO DE SUCESSO EM GRANDES AEROPORTOS DO BRASIL

facilities em aeroporto

O Aeroporto de Salvador, sob concessão do Grupo Vinci Airports desde 2018, tem sido um case de sucesso na gestão de Facilities, manutenção e ativos em aeroportos. Mas como foi o início dessa história? Após mais de um ano conhecendo o Prisma através de um fornecedor, a empresa decidiu adquirir sua própria licença do sistema em 2019, realizando a implementação junto à equipe da Aditiva. Para isso, foram realizadas algumas customizações dentro das necessidades apresentadas, como comenta Douglas Vieira, engenheiro especialista em gestão de Ativos da Vinci Airports.

“Uma das vantagens decisivas para o Prisma é a flexibilidade que a gente tem de implantação. Ao mesmo tempo que podemos definir grande parte dos nossos processos sem necessidade de alterações dentro do sistema. Fizemos algumas customizações, mas a maioria das necessidades já foram atendidas com a própria base default do Prisma. O que para nós é muito bom, pois além de reduzir o custo, ganhamos em confiabilidade do sistema.” 

DIFERENCIAIS DA GESTÃO DE FACILITIES NO SETOR AEROPORTUÁRIO

E a importância de um sistema confiável e robusto é ainda mais relevante em um cenário tão rígido e exigente como o dos órgãos reguladores dos aeroportos, que zelam pela segurança dos viajantes e todos que frequentam o ambiente aeroportuário. Isso porque a infraestrutura aeroportuária atua em diversos segmentos. É essa equipe que cuidará dos ativos amplos, como o principal ativo que é a pista, acompanhando os pousos e decolagens, além de embarques e desembarques. Além disso, a equipe é responsável também por toda infra estrutura que envolve a operação, como elétrica, manutenção civil, equipamentos de empilhadeiras, uma enorme frota de veículos, inclusive o sistema de transportes de bagagens, também automatizado e integrado ao Prisma.

Mas a operação de um aeroporto vai muito além de tudo isso. Existe a exigência de ser um prestador de serviços 24h e ser essencial o registro de todos esses serviços por conta de regulação. E com o Prisma, isso é possível de forma prática. Todas as etapas são registradas e monitoradas dentro do sistema, fazendo com que todos os eventos estejam integrados aos processos, reforçando a excelência de suas atividades.

PRISMA NO DIA A DIA DO AEROPORTO

facilities em aeroporto

Há mais de 7 meses, o Aeroporto de Salvador já utiliza, em praticamente 95% de suas operações, o Prisma Mobile.  Isso tem possibilitado uma dinâmica e fluxo mais ágeis e eficientes de seus serviços. Douglas explica que no dia a dia, desde o nascimento da demanda, seja planejada ou não, o centro de controle operacional do aeroporto recebe todas as demandas, informações operacionais e status dos equipamentos. Quando necessário, a equipe de manutenção abre os chamados e inicia o tratamento dentro do processo de manutenção, que já segue direto para o técnico fazer a execução, as demandas já automatizadas. 

Outra equipe de planejadores avalia os serviços e dimensiona, podendo utilizar esses registros dos técnicos em manutenções programadas controladas pelo Prisma com fotos e vídeos. O que também facilita bastante a execução. Ao final, ficam disponíveis uma série de relatórios de acompanhamento de gestão, relatórios normativos, reportando disponibilidade de equipamentos, eventuais falhas e relatórios de gestão.

Assim, o Prisma auxilia na gestão de almoxarifados, insumos, peças, por vezes tem ordens de serviço já integradas ao serviço de compras, onde já faz a ponte com a área financeira. Também reforça argumentos mais precisos para área de decisão, com Power BI já integrado direto com a base do Prisma. Douglas compartilha como tem feito a diferença poder ter os indicadores em tempo real , disponibilidade dos equipamentos, controle da mão de obra técnica… Desta forma, a equipe tem realizado suas atividades no aeroporto seguindo todos os contratos normativos, uma vez que se tratam de rígidos regulamentos para performance e segurança, exigidos pelos órgãos de regulamentação. Por este case, podemos ver como a tecnologia de ponta pode fazer a diferença na gestão de Facilities em aeroportos.

vini airports e prisma
NOVOS VOOS À VISTA

Todo esse sucesso resultou também da expansão da Concessão da Vinci Airport, que adquiriu mais 7 aeroportos no Bloco Norte. Passando a gerir os Aeroportos de: Manaus, Boa-vista, Porto velho, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, no Acre e mais dois no interior do Amazonas, Tabatinga e Tefé. Estes aeroportos já estão em processo de transição e também passarão a operar com o sistema Prisma gradativamente. 

“A ideia é replicar todos processos que já são sucesso em Salvador para os 7 aeroportos, iniciando por Manaus. Já estamos na fase de levantamento final dos ativos, fazendo cadastramento na base de teste em paralelo trazendo os processos, com relatórios personalizados. Vamos replicar o modelo, sabemos das diferenças geográficas, logísticas. Mas já conhecemos as regras do negócio e como iremos implementar e gerir posteriormente, mesmo com essas diferentes infraestruturas locais”, explica Douglas. 

Assim, ficamos orgulhosos de ver o sistema Prisma viajando para novos estados. Bem como, em podermos auxiliar nos desafios diários, fazendo a diferença na gestão de Facilities em aeroportos. Dessa forma, reforçamos mais uma vez o que  é preciso para liderar também neste setor.

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