São Paulo, SP | Brasil

Falha significa maior custo. Saiba como evitar!

Falha significa maior custo. Na imagem, um funcionário de colete amarelo e capacete de segurança faz a inspeção de um equipamento industrial a partir de um tablet.
Um planejamento e controle de manutenção eficiente pode evitar falhas

Já pensou quanto se perde financeiramente na empresa quando acontece uma falha? Falha significa maior custo. E pensar que isso poderia ser evitado com um planejamento e controle de manutenção eficiente.

Quando ocorre uma falha, o mais comum é se pensar em corrigir prontamente para os equipamentos voltarem a funcionar o mais rápido possível. Mas isso está longe do ideal! Assim, é fundamental analisar o o problema por trás da falha para que possa haver ações preventivas.

Prevenir é o melhor caminho

Uma falha em um equipamento pode comprometer toda a produção. Com ações preventivas, é possível evitar que a falha volte a ocorrer dali a algum tempo, o que geraria ainda maior custo.

Por isso o gerenciamento eficiente dos ativos industriais traz excelentes resultados e redução de custos a longo prazo porque diminui o índice de recorrências, como indisponibilidade produtiva total ou parcial dos ativos.

E prevenir também evita quebras e defeitos, já que isso contribui no processo de manutenção dos equipamentos. Ainda, uma manutenção de equipamentos industriais eficiente evita prejuízos no processo produtivo.

Assim, com um maior detalhamento da operação por meio de relatórios sobre a planta industrial e seus equipamentos, os gestores de manutenção podem atuar de forma preventiva, e não apenas corretiva e emergencial.

Por que é importante ter um bom planejamento e controle de manutenção (PCM)?

Sim, uma falha significa maior custo. E é preciso corrigir rápido, mas também pensar em como minimizar outros impactos semelhantes e prevenir tais ocorrências. Por isso o planejamento e controle de manutenção (PCM) é fundamental aqui. Ainda, pode contar com um software de gestão da manutenção de equipamentos.

Poder ter uma visão ampla e completa do funcionamento dos equipamentos da planta industrial, dos prazos de manutenção e evitar paradas são alguns dos benefícios que um software de gestão da manutenção de equipamentos  pode agregar.

O Prisma, por exemplo, permite acompanhar o processo de ponta a ponta por dashboards e relatórios, através de processos avançados de diagnóstico de falhas. Ainda, o Prisma promove o acionamento da manutenção em tempo real e o aprimoramento contínuo da estrutura operacional, para todos os tipos de serviço: preventivo, corretivo, preditivo ou manutenção autônoma.

Vantagens de um gerenciamento de ativos industriais eficiente

Adotar uma estratégia de análise de falhas na manutenção industrial é aumentar não só o retorno sobre investimentos em equipamentos, mas também otimizar os recursos, sejam eles: mão de obra, materiais ou ferramentas de trabalho.

E quanto mais completa e aprofundada for a análise, melhor o desempenho da empresa e da planta industrial. Como resultado, há um aumento da produtividade e, como consequência, da receita.

Prezando por um bom gerenciamento de ativos industriais se garante a máxima confiabilidade dos recursos produtivos. E maior confiabilidade possibilita que as empresas se tornem ainda mais lucrativas.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da Aditiva Sistemas!

Instagram | LinkedIn