Pular para o conteúdo
Home Aditiva Sistemas
Início » Blog » O que é backlog de manutenção?

O que é backlog de manutenção?

backlog-de-manutencao

Quem trabalha com gestão da manutenção sabe que as ordens de serviço podem permanecer não finalizadas por uma infinidade de motivos. A falta de sobressalentes para completar o serviço e a indisponibilidade de técnicos de manutenção são alguns deles que acabam gerando o backlog de manutenção.

Há, também, casos de problemas que necessitam de solução de especialista externo terceirizado ou simplesmente, tarefas que são relegadas a segundo plano por uma questão de prioridade.

Tema deste artigo, o backlog de manutenção abrange essas pendências.  Detalharemos um pouco mais sobre esse indicador de tempo importantíssimo na gestão da manutenção.

Gestão de backlog

Backlog de manutenção são tarefas futuras que serão realizadas pelo setor de manutenção de uma instalação. Em suma, trata-se de uma lista de tudo que precisa ser feito, incluindo manutenções preventivas e corretivas.

O gerenciamento é essencial para que os profissionais trabalhem com foco nas prioridades e também para que tenham uma visualização clara da capacidade das equipes de manutenção.

Em qualquer situação que envolva equipes e carga de trabalho, o acompanhamento do backlog é de extrema importância  e permite ter uma visão geral da capacidade de mão-de-obra e de todo seu trabalho futuro. Além disso, faz com que o planejamento das execuções seja mais assertivo, de modo que o planejador nivele toda sua mão-de-obra de acordo com a necessidade.

As demandas do ativo geram a lista de tarefas que compõem o backlog. A maioria envolvendo manutenções planejadas, mas há, atividades manutenção corretiva emergencial.

Com base nessa lista de atividades, a gestão de manutenção determina as prioridades e distribuiu os profissionais de manutenção.

Como calcular e interpretar o backlog de manutenção

O backlog de manutenção mede a carga horária aplicada em todas etapas de uma manutenção, pelo total de horas disponíveis para a conclusão das atividades, assim sendo, o fator homem/hora (Hh) tem um papel determinante para o gerenciamento do backlog.

Uma equação bem simples pode calcular o backlog. Essa fórmula resulta na quantidade de dias necessários para execução de todo trabalho

Backlog = Hh estimado/ Hh disponível

Vale explicar que homem/hora estimado é o valor que esperado para a realização de todas as atividades listadas no backlog de manutenção, somadas.

Já o homem/hora disponível é a disponibilidade de recursos humanos na manutenção, também mensurado em homens-hora.

Falhas pelo caminho

Você pode calcular o backlog por especialidade (mecânica, elétrica, solda, usinagem, automação) ou total. Embora seja muito importante, poucas empresas acompanham o backlog e além de não realizar esse monitoramento, outro erro é não customizar a fórmula de cálculo.

Falando em otimização, a precisão do planejador ao estimar o planejamento dos trabalhos faz a diferença nesse indicador. No entanto, a tecnologia pode ajudar bastante, sobretudo ao permitir uma visualização mais rápida desses dados.

Texto elaborado por: Prof. Déo Martins

Fale com um dos nossos consultores

Home Aditiva Sistemas